Powered By Blogger

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro tem participações da Baixada Litorânea



Projetos culturais do estado concorrem ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro. Entre os participantes, 10 são da Baixada Litorânea.
Saiba quais, escolha o seu e click no link para votar.

Caipira Mata Atlântica – Silva Jardim
Pesquisa, documenta e divulga aspectos da cultura regional das populações tradicionais de Silva Jardim e Casimiro de Abreu, oferecendo  oficinas culturais que resgatam e difundem as tradições da cultura rural regional, com foco na música e literatura.

Casa Carlos Scliar – Cabo Frio
No sobrado do século XVIII onde Scliar morou, e que ele mesmo restaurou nos anos 60, há uma exposição permanente de suas obras, processo de criação e hábitos. O acervo da pinacoteca, de 150 peças, contém trabalhos de outros artistas com quem o pintor conviveu ou se inspirou, como Bonadei, Pancetti, Guignard, Glauco Rodrigues e Anna Letycia.

Grupo Sorriso Feliz - Cabo Frio
Há 33 anos, o grupo Sorriso Feliz Criações Artísticas apresenta espetáculos de marionetes na região dos Lagos, além de organizar, desde 1987, o Festival Nacional de Teatro de Bonecos, Bonecart. O grupo especializou-se na técnica dos bonecos movidos a cordel.

Lona na Lua - Rio Bonito
O projeto nasceu em 2007 nas escolas de Rio Bonito, capitaneado pelo ator Zeca Novais. De lá para cá, foram criados grupo de teatro, oficinas para alunos e uma sede onde acontecem as suas atividades. Hoje, passam pela Lona mais de 2 mil pessoas por mês para assistir os espetáculos de música, circo, teatro e dança, além de outras atividades.

Oficina de Luteria - Rio das Ostras
A Oficina de Luteria foi criada pela Fundição Escola de Artes e Ofícios em 2002, com a chancela da UNESCO, para formar reparadores de instrumento de corda, dentro de um programa de capacitação de mão-de-obra e geração de renda.

Grupo Teatrama - Araruama
Fundado por Alexandre Marinho e Perla Duarte, o Grupo Teatrama estreou em 2005 no 1º Festival de Esquetes de Araruama e já participou de festivais por todo o estado. A partir de 2006, passou a oferecer cursos e oficinas de teatro gratuitos para alunos de escolas municipais.

Cineclube Tupinambá - Araruama
Formado por dois jovens cineastas de Araruama, Felipe de Oliveira e Henrique Formigão, o cineclube exibe títulos sobre educação e cultura em sessões fixas em Morro Grande e sessões itinerantes pela zona rural de Araruama, seguidas de debates com os moradores.

Museu do Sambaqui da Beirada - Saquarema
O Museu do Sambaqui da Beirada é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil. O Sambaqui da Beirada foi descoberto pelo pescador Manoel Vencesláu, conhecido como Jucá, e pesquisado desde 1987 pela arqueóloga Lina Kneip e equipe.


Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo (Bilro) - Arraial do Cabo

Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo é o primeiro do estado do Rio a oferecer oficinas de renda de bilros. Os alunos artesãos já participaram do Lounge de Economia Criativa e Solidária, na 18ª edição do Senac Rio Fashion Business, no Rio de Janeiro, onde expuseram rendas de bilros a metro, vestidos em ponto de rede de tarrafa e batas com aplicações de renda.

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival - Rio das Ostras
Considerado um dos melhores festivais do gênero no país e na América Latina, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival já realizou mais de dez edições na cidade litorânea. Foi indicado pela revista americana Downbeat como um dos dez maiores eventos de jazz do mundo.

O evento de premiação acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2014, no Parque Lage, no Rio, dentro de uma grande Mostra Cultural, que apresentará diversas manifestações culturais de todo o estado.
O Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2012–2013, que está em sua terceira edição, nasceu da junção de três premiações estaduais, que unidas, potencializam sua abrangência e prestígio a projetos e/ou instituições que se destacaram no cenário cultural, nos anos de 2012 e 2013, nos critérios de relevância, abrangência e representatividade, sendo obrigatório que os concorrentes sejam sediados no estado do Rio de Janeiro. Tem por objetivo dar visibilidade às manifestações culturais de todo o estado.

Um comentário:

  1. O Museu do Sambaqui da Beirada, de Saquarema, é lindo e importante. Só que não tem museólogo. Aliás, só conheci um museólogo em Saquarema. Não sei se ele ainda mora aqui...

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante para melhorias de nosso trabalho. Ficamos gratos por participar...